quarta-feira, 8 de julho de 2009

Texto publicitário




















































“Ler o mundo é também tocá-lo, senti-lo, pensá-lo em suas partições, em suas múltiplas faces, nos seus jeitos instáveis, fluidos”.

Paulo Freire

JUSTIFICATIVA:
A leitura tem lugar cada vez menor no cotidiano brasileiro.
Ler não é apenas decodificar os signos da linguagem. Ler é atravessar o texto, interagindo com o autor na busca e na produção de sentidos; é ser competente para compreender e decifrar a realidade; é saber interpretar símbolos, imagens, gestos etc..., promovendo petições, inferências e a comunicação das várias formas do texto entre si (intertextualidade).
É através da leitura que adquirimos novos conhecimentos, é lendo que desafiamos nossa imaginação e descobrimos o prazer de pensar e sonhar. O aluno com dificuldade de leitura perde a oportunidade de entender os textos, nas aulas de Português, entender a riqueza de aprender sobre sua cidade/ município, seu estado ou país nas aulas de Geografia e História e, de compreender as situações-problemas nas aulas de Matemática, bem como o funcionamento e as características da vida, os mecanismos de seu próprio corpo e do planeta nas aulas de Ciências.
Finalmente, é por meio da leitura que se tem acesso à cidadania; a melhores posições no mercado de trabalho; a orientação para um entendimento mais profundo da vida em sociedade; à construção de uma personalidade crítica, e, portanto livre, para que busque a felicidade pretendida por todos.
Por essas razões, para mostrar que ler é uma forma de aprender a pensar, tanto quanto é uma prazerosa maneira de desvendar o mundo e a si mesmo, e conscientes destas dificuldades com que nossos alunos enfrentam.

OBJETIVOS DAS ATIVIDADES:
Ø Desenvolver a fluência na leitura, bem como a habilidade de interpretar os textos lidos;
Ø Valorizar a leitura como fonte de fruição, estética, entretenimento, informação, publicidade, etc...
Ø Possibilitar ao professor oportunidades para subsidiar trabalhos mais criativos, menos cansativos, com conteúdos simples e acessíveis.
Ø Utilizar a propaganda como material didático na resolução de atividades.
Ø Incentivar os alunos a prestarem mais atenção e intenção naquilo que buscam (objetivos definidos).
Ø Valorizar um material de alto acesso, simples e com riquezas interdisciplinares.
Ø Mostrar o poder da comunicação escrita, onde podemos: comparar, criar, ampliar, transformar, resumir, interpretar.
Ø Desenvolver o lúdico, onde é possível trabalhar com o novo, usando a metodologia do prazer. Resgatar a auto-estima do aluno.
Ø Utilizar textos, frases e palavras agradáveis para despertar o gosto pela leitura e pela escrita.
Ø Identificar se o texto usa uma linguagem popular ou a linguagem culta.
Ø Verificar a presença no texto de frases que tenham o sentido denotativo e conotativo.
Ø Promover o desenvolvimento de processos mentais de compreensão e de interpretação de textos;
Ø Desenvolver habilidades de leitura oral e silenciosa;
Ø Tirar conclusões e fazer crítica ao texto;
Ø Identificar a idéia central e pormenores;
Ø Exercitar a imaginação, a fantasia e a criatividade;
Ø Ler criticamente, refletindo sobre os textos apresentados;
Ø Extrapolar idéias;
Ø Identificar personagens e suas características;
Ø Compreender o texto e o contexto;
Ø Orientar-se por meio da leitura.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
Ø Participar efetivamente de situações de comunicação oral e visual, expressando opiniões. Adequando a linguagem à situação de uso.
Ø Intervir nas situações comunicativas: formulando, defendendo opiniões, apresentando pontos de vista por meio de conversas e relatos;
Ø Relatar experiências seguindo uma seqüência lógica de narração;
Ø Localizar letras, palavras e frases no contexto;
Ø Reconhecer a unidade temática (assunto) da propaganda;
Ø Estabelecer relação entre a imagem verbal atribuindo sentido ao texto;
Ø Produzir palavras e frases,
Ø Identificar informações relevantes para a compreensão do sentido do texto;
Ø Atribuir sentido ao texto, considerando o emprego de recursos gráficos textuais como: fotos, ilustrações, tamanho e cor das fontes;
Ø Comparar tamanho, forma e espessura dos objetos em diferentes situações;
Ø Vivenciar contagens;
Ø Expressar quantidade por meio da oralidade e da escrita numérica;
Ø Reconhecer e relacionar a forma geométrica como atributo dos objetos;
Ø Conhecer fatos científicos no seu cotidiano;
Ø Conhecera história do telefone celular, sua evolução e perceber-se parte de uma história;
Ø Observar e pontos estratégicos no globo e em mapas.


TRABALHANDO COM AS PROPAGANDAS:
Ø Que emoção a propaganda desperta em você?
Ø Alguma Que recordações?
Ø Observe minuciosamente a cena retratada.
Ø Qual é o tema da propaganda?
Ø Comente a propaganda: cores que aparecem, ilustrações números, fatos que reconheçam em suas vidas; etc
Ø Selecione outras propagandas que você tenha bastante interesse (carro, perfumes, casas, etc).
Ø Produzir propaganda oralmente;

Recursos
- Diferentes propagandas;
- Fichas mimeografadas;
- Jornal mural;
- Mapas;
- Globo Terrestre e
- Pesquisas.
- Entrevistas;



Avaliação:
A avaliação constará de uma observação constante durante a execução das atividades , numa ação educativa decorrente da análise dos seus entendimentos, de modo a favorecer a criança o alcance de um saber competente.
Mas, dentre todos os instrumentos que serão utilizados para avaliar não deixarei de respeitar o ritmo de cada criança, sempre analisando quem aprendeu, quem AINDA não aprendeu. O fato de se incluir o AINDA revela que existe a possibilidade de o aluno estar aprendendo sempre, evoluindo permanentemente em suas hipóteses e assim oportunizar-lhes muitos desafios que favoreçam sua descoberta de mundo.



BIBLIOGRAFIA:
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Referencial Nacional para a Educação Básica / Ensino Fundamental – Brasília: MEC/SEE, 1998.
RIBEIRO, Lourdes Eustáquio Pinto. Para Casa ou Para Sala? São Paulo: Didática Paulista, 1999.
RECORTES DE REVISTAS VARIADAS;

“Não existe Educação sem avaliação e não existe avaliação sem a intenção de educar”.
Jussara Hoffmann























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