quarta-feira, 15 de julho de 2009

Leituras Compartilhadas

A Criança e a Sua Vida Rica em Ensinamentos.

Observar uma criança pode ser mais rico e compensador para sua vida do que qualquer experiência ou programa de Auto-conhecimento.
Para a criança cada dia é diferente do outro. Ou seja, a dia anterior foi o dia anterior e não faz mais parte do seu passado. O novo dia é tudo o que lhe importa.
Do dia anterior a única coisa que ela traz é o que aprendeu e mesmo assim não sabe disso. Quer dizer ela não sabe que aprendeu antes como enfrentar uma situação nova do novo dia que surge a sua frente. Ela apenas enfrenta a nova situação, como se realmente fosse nova e dedica a ela toda sua energia e experiência acumulada.
Os erros que ela cometeu no dia anterior, ela não lembra mais. Mas agora ela já sabe o que é errado, só não lembra onde aprendeu isso. Se lembra, não dá importância a isso. O importante é que ela já sabe como não deve fazer uma coisa que fez errado antes.
No processo da descoberta de como resolver uma coisa, há imersão total. Todo o seu ser vai estar envolvido na solução daquele problema. Ela não consegue deixar para resolver depois, precisa solucionar logo aquele empecilho. Como ela não esquece, ela própria passa a fazer parte do problema. Assim o problema acaba fazendo parte dela e não sendo uma coisa separada. Sendo ela em si o problema, e como ela passa a viver 24 horas por dia com aquele problema, logo ela o compreende e assim ele, o problema, deixa de existir. Solucionado o problema, ela imediatamente o descarta da sua vida. Ou seja, aquilo não será mais visto por ela como problema, não importa quantas vezes mais ela o encontre daí pra frente.
Na busca de uma solução, como ela não tem conhecimentos sofisticados e a capacidade de complicar, suas soluções são as mais simples e diretas possíveis.
Ela costuma, baseada num problema encontrado, brincar com o problema durante sua busca de uma solução.
Então, problema para uma criança, na maioria das vezes, não são problemas de fato, são uma necessidade básica de aprendizado e motivação. Ambientes que não ofereçam desafios e problemas, não tem a menor graça para elas. Ou seja, problema para elas é quase como se fosse diversão pura.
No processo de busca de uma solução, ela desiste milhares de vezes, tenta milhares de vezes, mas desistir de verdade, isso ela nunca faz.
Um novo dia para uma criança, é de fato um novo dia. Esse novo dia não faz parte do dia anterior. É comum as crianças, brincarem com seus velhos brinquedos como se nunca os tivesse visto antes.
Pessimismo para uma criança é, ver a mãe ou o pai triste, irmão, amigo ou outra criança doente, adultos com problemas que fazem questão de externá-los na sua presença. Otimismo para uma criança é, ver um adulto com problemas sorrindo, outra criança doente sorrindo, pessoas da família tristes mas sorrindo. No seu mundo, existem apenas dois tipos de problemas, aqueles que devem ser enfrentados não importa a situação daquele momento e aqueles que devem ser esquecidos se não são importantes naquele momento.
Uma criança quando fica ou está doente, não sabe que ficar doente é ruim. Ela sente os efeitos físicos da doença, mas ela planeja seu futuro como se não existisse obstáculo algum à sua frente. Ela planeja seu dia seguinte como se nada estivesse acontecendo. Não desanima em momento algum, sabe na sua simplicidade psicológica que doença e saúde não estão separadas, tudo é uma coisa só. É muito importante notar que ela nunca diz: "Se eu ficar boa...", e sim "Amanhã quando eu melhorar eu vou fazer isso e aquilo...". Também ela ainda não teve tempo de desenvolver o apego às coisas, assim medo e insegurança não existe em seu mundo simples. Seu mundo se resume a duas coisas; O dia que ela está disposta para brincar e o dia que não está. Desse modo ela não vê doença e saúde como coisas distintas.
Uma criança, tem a capacidade excepcional de guardar para sempre os bons momentos e usá-los como experiência pelo resto de sua. Tem também a capacidade de guardar para sempre os maus momentos e usá-los como experiência pelo resto de sua vida. Tem também a capacidade de não Ter saudade ou lembrança mórbida nem de bons nem de maus momentos.
Ela não conta os dias que já viveu ou ainda vai viver. Isso não tem a menor importância. Como ela não baseia sua vida nisso, quer aprender sempre e todos os dias. Ela sequer sabe o que vai fazer com o que aprende ou vai aprender, simplesmente ela quer aprender mais e mais. Se ela vai Ter tempo para usar o que está aprendendo ou vai aprender, não faz parte do seu pensamento. Viver para ela é uma coisa muito simples. Ela pensa, amanhã eu faço de novo. Nunca diz, amanhã eu tento de novo, ou diz, será que isso vai dar certo amanhã..?. Incerteza para ela é só uma palavra cujo significado ele desconhece. Fazer, não fazer, tentar e tentar mais, para ela é a mesma coisa.
O dia para uma criança, não tem o limite de oito ou vinte e quatro horas. Para uma criança o tempo cronológico não existe. Para uma criança o ano todo é igual a um dia. Noite e dia é a mesma coisa. A diferença é que uma parte é clara e tem sol e a outra não. Apenas o tempo psicológico faz parte de sua vida. E tempo psicológico não trabalha dentro dos ponteiros de um relógio. O tempo psicológico é toda sua vida naquele único minuto ou instante.
Pedidos de um filho.
O que todo pai deve saber antes de ensinar
A sensibilidade de uma criança é muito acentuada e assim sendo, qualquer estado emocional do adulto será por ela percebido e vai influir em sua formação.

Pai, não me dê tudo que peço. Às vezes peço somente para obter, para compensar, para chamar a atenção.
Não me dê ordens. Se ao invés de ordens me pedisse as coisas com firmeza e carinho eu as faria rapidamente e com muito mais alegria.
Não me faças promessas. Se me prometer um prêmio, dê-me, mas também dê-me o castigo, se prometido.
Não me corrija as faltas diante dos outros, ensina-me a ser melhor quando estivermos sozinhos e com o seu exemplo.
Não me compare com ninguém, principalmente com meu irmão ou irmã. Se me fizer sentir pior que os outros eu sofrerei muito mais.
Não grite comigo. Respeito-o mais quando você fala comigo, e não me faça gritar também.
Deixe-me andar com meus próprios pés, ter minhas próprias emoções. Se você fizer tudo por mim, eu jamais terei a alegria de poder aprender.
Quando estiver enganado em alguma coisa, admita-o, pois crescerá muito mais a minha estima por você, e isso me ensinará a reconhecer os meus próprios erros.
Trate-me com a mesma amabilidade e cordialidade com que trata seus amigos, assim, aprenderei com você o respeito e a amizade.
Eu aprendo muito vendo seu comportamento diário diante de tudo. Isso é a base de toda formação do meu futuro caráter. Lembre-se que meus ouvidos escutam melhor a quem admiro mais, você. Então fique atento aos seus atos diante de mim.
Quando eu estiver atravessando momentos difíceis, ajude-me. Tente me compreender. Demonstre o seu amor por mim. Gosto de sentir que sou amado. Preciso de segurança para crescer.
Atenda meus pedidos, pois só assim serei capaz de ser feliz.
Crônica
OS FILHOS E OS NAVIOS

João Baptista Galhardo

Os filhos são como navios. E ainda, que ao olhar um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora. Mal sabemos que ele está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, ao destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos. Dependendo do que a força da natureza lhe reserva, poderá ter que desviar da rota. Traçar outros caminhos ou procurar outros portos. Certamente retornaria fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas. E haverá muita gente feliz à sua espera.
Assim são os filhos. Eles têm nos pais o seu porto seguro até que se tornem independentes.
Por mais segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto aos pais, eles nasceram para singrar os mares da vida, correr seus próprios riscos e viver suas próprias aventuras. Certo que levarão consigo os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola, mas, a principal provisão além das materiais estará no interior de cada um: a capacidade de ser feliz. Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta. Algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém. O lugar mais seguro que o navio pode ter é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali. Os pais também pensam que sejam o porto seguro dos filhos, mas, não podem esquecer do dever de prepará-los para navegar mar a dentro e encontrar o seu próprio lugar, onde se sintam seguros, certos de que deverão ser, em outro tempo, este porto para outros seres. Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que na bagagem devem levar valores herdados, como: humildade, humanidade, honestidade, disciplina, gratidão e generosidade.
Os filhos nascem dos pais, mas devem se tornar cidadãos do mundo. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas, não podem sorrir por eles. Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas, não podem ser felizes por eles. A felicidade consiste em ter um ideal a buscar e ter a certeza de estar dando passos firmes no caminho da busca. Os pais não devem seguir os passos dos filhos. Nem devem os filhos descansar no que os pais conquistaram. Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e como os navios, partirem para as próprias conquistas.
Mas, para isso precisam ser preparados e amados, na certeza de que: quem ama educa!
E como é difícil soltar as amarras...


VIVA EU VIVA TU .
MENSAGEM DA CRIANÇA

"Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos,Por favor, não diga que estou apenas brincando,Porque enquanto brinco, estou aprendendo sobre equilíbrio e formas.Quando estou me fantasiando,Arrumando a mesa e cuidando das bonecas.Por favor, não me deixe ouvir você dizer: ele está apenas brincando.Porque enquanto eu brinco, eu aprendo.Eu posso ser mãe ou pai algum dia.Quando estou pintando até os cotovelos,Ou de pé diante do cavalete, ou modelando argila,Por favor, não diga que estou apenas brincando,Porque enquanto eu brinco, eu aprendo.Estou expressando e criandoEu posso ser artista ou inventor algum dia.Quando estou entretido com um quebra-cabeça ou com algum brinquedo na escola,Por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras.Porque enquanto brinco, estou aprendendo.Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas.Eu posso estar numa empresa algum dia.Quando você me vê aprendendo, cozinhando ou experimentando alimentos.Por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira.Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber as diferenças.Eu posso ser um chefe algum dia.Quando você me vê aprendendo a pular, saltar, correr e movimentar meu corpo.Por favor, não diga que estou apenas brincando.Eu estou aprendendo como meu corpo funciona.Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia.Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje.E eu digo: eu brinquei.Por favor, não me entenda mal.Por que enquanto eu brinco, estou aprendendo.Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho.Eu estou me preparando para o amanhã.Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar".
(Autor Desconhecido)


A escola

Todo dia,
na escola,
a professora,
o professor.
A gente aprende,
e brinca muito
com desenho,
tinta e cola.

Meus amigos
tão queridos
fazem farra,
fazem fila.
O Paulinho,
o Pedrão,
a Patrícia
e a Priscila.

Quando chega
o recreio
tudo vira
brincadeira.
Como o bolo,
tomo o suco
que vêm dentro
da lancheira.

Quando toca
o sinal,
nossa aula
chega ao fim.
Até amanhã,
amiguinhos,
não se esqueçam, não,
de mim...

Cláudio Thebas




RECEITA DE MÃE

INGREDIENTES BÁSICOS:
-APROXIMAÇÃO SEM CERIMÔNIA
-MUITO CALOR NOS SENTIMENTOS
-CONVERSA FIADA
-ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO.
ABRAÇOS APERTADOS
-BEIJOS A VONTADE.

MODO DE SER:
SONHE O SONHO SEM DUVIDAR,
DEIXE O SORRISO ACONTECER,
OLHE BEM DENTRO DOS OLHOS,
NÃO POUPE ELOGIOS, APONTE.
APONTE UM DEFEITO, COM JEITO,
CONTE UMA HISTÓRIA,
ACHE GRAÇA DA PIADA,
AJUDE RESOLVER O PROBLEMA.
DIGA COM ABUNDÂNCIA:
-DESCULPE
-MUITO OBRIGADO
-EU AMO VOCÊ!

RECOMENDAÇÃO:
O TEMPO DE PREPARO É FUNDAMENTAL: UMA VIDA!
E NÃO SE ESPANTE COM O RESULTADO:
A MÃE MAIS
FELIZ COM CERTEZA SERÁ VOCÊ!



A viagem dos coelhinhos

A família Coelho ia viajar de avião.
Tudo começou quando o seu Zé Coelho, que estava lendo o jornal, falou para dona Coelha:
- Vamos aproveitar essa promoção e fazer uma grande viagem!
Cada filho do casal tem um desconto na passagem!
No outro dia, lá se foi o Zé Coelho à agência da companhia. Acertou o vôo, à hora e o dia.
Em casa toda coelhada vibrava com a novidade.
Todo mundo já arrumava as malas a toda velocidade.
Mas o dia da partida ia demorar.
Papai coelho não estava de férias ainda. Não podia viajar.
Sabendo como são os coelhos, imagine o que aconteceu...Dia após dia, à espera da grande ocasião,
a família ia crescendo de montão.
O funcionário da agência já estava ficando tonto.
Todo dia o Zé Coelho pedia outra passagem. E com desconto!
Finalmente, na hora do embarque foi a maior confusão.
Ninguém mais podia viajar, porque de coelhos já estava cheio o avião!

Eliana Sá –Revista Recreio


O BEM MAIS PRECIOSO

Conta o folclore europeu que há muitos anos atrás um rapaz e uma moça apaixonados resolveram se casar.
Dinheiro eles quase não tinham, mas nenhum deles ligava para isso.
A confiança mútua era a esperança de um belo futuro, desde que tivessem um ao outro.
Assim, marcaram a data para se unir em corpo e alma.
Antes do casamento, porém, a moça fez um pedido ao noivo:
- Não posso nem imaginar que um dia possamos nos separar. Mas pode ser que com o tempo um se canse do outro, ou que você se aborreça e me mande de volta para meus pais.
- Quero que você me prometa que, se algum dia isso acontecer, me deixará levar comigo o bem mais precioso que eu tiver então.
O noivo riu, achando bobagem o que ela dizia, mas a moça não ficou satisfeita enquanto ele não fez a promessa por escrito e assinou.
Casaram-se.
Decididos a melhorar de vida ambos trabalharam muito e foram recompensados.
Cada novo sucesso os fazia mais determinados a sair da pobreza, e trabalhavam ainda mais.
E tempo passou e o casal prosperou. Conquistaram uma situação estável e cada vez mais confortável, e finalmente ficaram ricos.
Mudaram-se para uma ampla casa, fizeram novos amigos e se cercaram dos prazeres da riqueza.
Mas, dedicados em tempo integral aos negócios e aos compromissos sociais, pensavam mais nas coisas do que um no outro.
Discutiam sobre o que comprar, quanto gastar, como aumentar o patrimônio, mas
estavam cada vez mais distanciados entre si.
Certo dia, enquanto preparavam uma festa para amigos importantes, discutiram sobre uma bobagem qualquer e começaram a levantar a voz, a gritar, e chegaram às inevitáveis acusações.
- Você não liga para mim! - gritou o marido - só pensa em você, em roupas e jóias.
- Pegue o que achar mais precioso, como prometi, e volte para a casa dos seus pais. Não há motivo para continuarmos juntos.
A mulher empalideceu e encarou-o com um olhar magoado, como se acabasse de
descobrir uma coisa nunca suspeitada.
- Muito bem, disse ela baixinho. Quero mesmo ir embora. Mas vamos ficar juntos
esta noite para receber os amigos que já foram convidados. Ele concordou.
A noite chegou. Começou a festa, com todo o luxo e a fartura que a riqueza permitia.
Alta madrugada o marido adormeceu, exausto. Ela então fez com que o levassem com cuidado para a casa dos pais dela e o pusessem na cama.
Quando ele acordou, na manhã seguinte, não entendeu o que tinha acontecido. Não sabia onde estava e, quando sentou-se na cama para olhar em volta, a mulher aproximou-se e disse-lhe com carinho:
- Querido marido, você prometeu que se algum dia me mandasse embora eu poderia levar comigo o bem mais precioso que tivesse no momento.
- Pois bem, você é e sempre será o meu bem mais precioso. Quero você mais que tudo na vida, e nem a morte poderá nos separar.
Envolveram-se num abraço de ternura e voltaram para casa mais apaixonados do que nunca.

O egoísmo, muitas vezes, nos turva a visão e nos faz ver as coisas de forma distorcida.
Faz-nos esquecer os verdadeiros valores da vida e buscar coisas que têm valor relativo e passageiro.

Importante que, no dia-a-dia, façamos uma análise e coloquemos na balança os nossos bens mais preciosos e passemos a dar-lhes o devido valor.
(Baseado na história O bem mais precioso, do Livro das Virtudes II, pg.460)


Que Deus Não Permita


Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO,
mesmo eu sabendo que as rosas não falam.
Que eu não perca o OTIMISMO,
mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre
Que eu não perca a VONTADE DE VIVER,
mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa...
Que eu não perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS,
mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de
nossas vidas...
Que eu não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS,
mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e
retribuir esta ajuda.
Que eu não perca o EQUILÍBRIO,
mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia
Que eu não perca a VONTADE DE AMAR,
mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo, pode não sentir o mesmo
sentimento por mim...
Que eu não perca a LUZ e o BRILHO NO OLHAR,
mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo, escurecerão meus
olhos...
Que eu não perca a GARRA,
mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente
perigosos.
Que eu não perca a RAZÃO,
mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas.
Que eu não perca o SENTIMENTO DE JUSTIÇA,
mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu.
Que eu não perca o meu FORTE ABRAÇO,
mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos...
Que eu não perca a BELEZA E A ALEGRIA DE VER,
mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão
por minha alma...
Que eu não perca o AMOR POR MINHA FAMÍLIA,
mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para
manter a sua harmonia.
Que eu não perca a vontade de DOAR ESTE ENORME AMOR
que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será
submetido e até rejeitado.
Que eu não perca a vontade de SER GRANDE,
mesmo sabendo que o mundo é pequeno...
E acima de tudo...
Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente,
que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um
é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois....
A VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR!
Amorosamente,
Francisco Cândido Xavier



Ter Razão ou Ser Feliz

Oito da noite numa avenida movimentada.O casal já esta atrasado para jantar na casa de alguns amigos.O endereço é novo, assim como o caminho, que ela conferiu no mapa antes de sair.Ele dirige o carro.Ela o orienta pede para que vire na próxima rua à esquerda.Ele tem certeza de que é à direita.Discutem.Percebendo que, além de atrasados, poderão ficar mal humorados, ela deixa que ele decida.Ele vira à direita e percebe que estava errado.Ainda com dificuldade, ele admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno.Ela sorri e diz que não há problema algum em chegar alguns minutos mais tarde.Mas ele ainda quer saber:- Se você tinha tanta certeza de que eu estava tomando o caminho errado, deveria insistir um pouco mais.E ela diz:- Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos a beira de uma briga, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite.Essa pequena história foi contada por uma empresária durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho.Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independente de tê-la ou não.Não se trata de abolir a razão e buscar a felicidade por meio da aprovação do outro a qualquer custo.Também não significa deixar de expressar suas opiniões.Uma atitude assim poderia levar a muitas injustiças.Trata-se de avaliar quando realmente é necessário argumentar pela razão, e quando isso é apenas uma perda de energia desnecessária, comprometendo nosso bem estar.Desde que ouvi esta história, tenho me perguntado com mais e mais freqüência: quero ser feliz ou ter razão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário