segunda-feira, 2 de maio de 2011

BRINCANDO COM AS LETRAS: APRENDIZAGEM!



Brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária. A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem características próprias. Para alcançar o pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família. Posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola. Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc… Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica.

5 comentários:

  1. Parabéns por toda dedicação, por todo esforço e todo o empenho dedicado esse projeto! Seus alunos devem adorar as brincadeiras e atividades! Alex de Maringá- PR.

    ResponderExcluir
  2. Uma nuvem não sabe por que se move em tal direção e em tal velocidade. Sente apenas um impulso que a conduz para esta ou aquela direção. Mas o céu sabe os motivos e os desenhos por trás de todas as nuvens, e você também saberá, quando se erguer o suficiente para ver além dos horizontes.Essa é sua direção, parabéns!
    Janice
    Paranavaí - PR

    ResponderExcluir
  3. O DIFÍCIL NÃO é impossível.
    Quem vive para o que der e vier,
    sabe que semeando a boa semente,
    ainda que seja pela umidade das lágrimas, um dia verá nascerem as plantas. Pode mesmo acontecer que os outros não valorizem o quanto custou esse trabalho. Não faz mal:
    Você se comprometeu pelo ideal do bem. Não importa também se, nesse esforço, tropeçou e caiu, pois é aos que tombam na luta que se costuma chamar de heróis. Apenas o que se lhes pede é o testemunho da
    PERSEVERANÇA. Parabéns minha amiga!
    Sempre admirei seu travalho e agora ainda mais! Bjs!
    Maria Aparecida Colégio Estadual de Paranvaí - PR

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Wanieyre, seu trabalho é muito bonito, você é uma pessoa muito dedicada, te admiro muito. Um grande abraço de sua amiga Lucilene.

    ResponderExcluir
  5. Faça de tudo uma vez... E o que mais gostar, faça duas, três...Continue assim sua moleca! Te Adoro! Bjs! Alex!

    ResponderExcluir