terça-feira, 3 de maio de 2011

A BRINCADEIRA É SÉRIA!



Brincar é o verbo da criança. Brincar é a maneira como ela conhece, experimenta, aprende, apreende, vivencia, expõe emoções, coloca conflitos, elabora-os ou não, interage consigo e com o mundo.
O corpo é um brinquedo para a criança. Através dele, ela descobre sons, descobre que pode rolar, virar cambalhota, saltar, manusear, apertar, que pode se comunicar.
O mesmo brinquedo pode servir de fonte diferente de exploração e conhecimento. Uma bola para uma criança de 02 anos pode ser fonte de interesse com relação a tamanho, cor e para uma criança de 6 anos o interesse pode ser mais relacional: jogar e receber a bola do outro, fazer gol.
O importante que a criança possa brincar sozinha e em grupo, preferencialmente com crianças de idade próximas. Desse modo ela tem possibilidade, também, de ampliar sua consciência de si mesma, pois pode saber como ela é num grupo que é mais receptivo, num outro que é mais agressivo, num que ela é líder, num outro em que é liderada, etc. Lidando com as diferenças, ela amplia seu campo de vivências.

4 comentários:

  1. Vc sempre gostou de brincar! Está no lugar certo, Baey!
    Brincadeiras aparte! Estou adorando seu Blog!
    Bjs! Alex - Maringá - PR

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das atividades! Parabéns! Você esta desenvolvendo um Projeto muito interessante e envolvente!
    Profª Maria Cristina
    São Gabriel do Oeste - MS

    ResponderExcluir
  3. Wany, vc não somente tem uma certa maneira especial de ver as coisas, bem como também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira. Vc é assim especial em tudo que faz! Parabéns! Alex - Paraná.

    ResponderExcluir
  4. É impossível avaliar a força que possuímos sem medir o tamanho do obstáculo que podemos vencer, nem o valor de uma ação sem sabermos o sacrifício que ela comporta. Vc superou minhas expectativas e axcrito de muitos! Parabéns! Thais - Paranavaí

    ResponderExcluir