segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Primeiros dias de aula!

É dia de brincadeira????
É sim senhor!!!!!
Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.

Objetivos:
* Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
* Criar um ambiente acolhedor como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo.
* Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
* Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
* Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
* Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;
* Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.

Conteúdos Conceituais
* Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
* Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
* Construção da própria imagem e da identidade;
* Valorização positiva da própria identidade;
* Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.

Conteúdos procedimentais
* Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
* Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
* Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
* Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
* Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
* Aceitação da separação;
* Hábitos de autonomia com seus pertences.

Conteúdos Atitudinais
* Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
*Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
*Participação na vida da escola;
*Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
*Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
*Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
*Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.

Contemplação das áreas

Língua Portuguesa
Linguagem oral:
* Conversas, relatos de vivências, narração;
* Nomear a professora, funcionários e colegas;

Linguagem escrita:
*Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
* Pseudoleitura das regras de convivência.

Matemática
* Orientação Espacial;
* Percurso de trajeto, localização;
* Contagem oral;
* Leitura de calendário.

História e Geografia
* Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
* Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.

Movimento
* Ginástica;
* Dança;
* Jogos simbólicos
* Esquema corporal.

Música
*Diferentes tipos de sons e músicas diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário