quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

BRINCANDO COM OS CRACHÁS...

ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS
COM O CRACHÁ DURANTE O BIMESTRE:



- Descobrirem os nomes que começam com a mesma letra;
- Montar os nomes com letras móveis;
- Procurar e pintar o nome;
- Pintar as vogais do nome;
- Contar quantas letras tem;
- Contar vogais e consoantes;
- Brincadeira do senhor caçador:
Senhor caçador preste bem atenção, só vai miar quem o crachá a professora mostrar (o professor deve mostrar o crachá e a criança dona do nome deverá miar.)
- Encontrar o crachá (esconder os crachás dos alunos pela classe)pedir para que os alunos encontrem.
- Bingo com as letras do nome.
- Dança das cadeiras com o nome (em cada cadeira deverá estar o crachá de alguns alunos na hora que a música para, os alunos deverão sentar onde está o crachá.
- As crianças escreverão o nome com a ajuda do crachá em todas as atividades mesmo que as letras saiam espelhadas ou tortas (no início é assim mesmo!)
- Quando alguma criança da sala fizer aniversário,confeccionaremos um cartão e as crianças terão que assinar o cartão e entregá-lo ao aniversáriante.


ALGUMAS SUGESTÕES:
a) Fazer uma rodinha com as crianças. Colocar no centro todos os crachás. Pedir às crianças que encontrem os seus crachás.
b) Jogo de memória de nomes: distribuir entre os grupos de alunos cartões com os nomes de cada um repetido duas vezes. Cada criança vira dois cartões. Se conseguir acertar, entrega ao seu dono.
c) Colocar os crachás sobre a mesa. Cada criança deverá encontrar o seu crachá e voltar ao seu lugar.
d) Confeccionar cartõezinhos com os nomes dos alunos, deixando faltar uma letra. Entregar e pedir para cada aluno descobrir e escrever qual é a letra que falta.
e) O professor entrega os crachás para os alunos. Depois, escreve no quadro uma letra e pergunta quem tem esta letra em seu nome. Continuar com outras letras.
f) Perguntar para os alunos quem tem quatro, cinco, seis, etc. letras no nome. Depois, pedir para separar os crachás que tiverem a mesma quantidade de letras.

g) Colocar os crachás em um varal. Deixar que cada criança pegue o seu.
h) Separar os crachás que começam com a mesma letra.
i) Separar os crachás por ordem alfabética.
j) O professor escolhe o crachá de um aluno e vai dando pistas com as suas características. Exemplo: é loiro, tem olhos azuis, é alto, etc. Depois que os alunos descobrirem quem é, o professor mostrará o crachá.
l) Distribuir entre os alunos os crachás trocados. Cada um deverá procurar o dono do crachá.
m) Quebra-cabeça com nomes e figuras. A criança deverá montá-lo formando a figura e o nome.
n) Cartela do nome: o professor entrega uma cartela com o seu nome. Ele escreverá no quadro uma letra e perguntará: Quem tem estas letra? Marque um X na cartela. O professor irá escrevendo outras letras e os alunos irão marcando na cartela. Vence quem completar a cartela primeiro. Variação: O professor poderá colocar letras do alfabeto numa sacolinha e vai sorteando as letras.
o) Quero ver quem está esperto: as crianças devem estar assentadas em uma grande roda. O professor, à medida que vai cantando a música com os alunos, vai jogando no centro da roda seis ou sete fichas com nomes deles. Ao final do canto, os alunos cujos nomes estão na ficha deverão se levantar, pegá-las e colocá-las à sua frente, no chão com o nome para cima. O aluno que se distrair e não pegar a ficha pagará uma prenda no final da brincadeira. Feito isso com todas as crianças, o professor poderá propor adivinhações para que os alunos identifiquem os nomes, levantando o crachá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário