quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Atividade: Gripe Suína

CUIDADO COM A SUÍNA
Jorge Linhaça


Ela veio de mansinho
e chegou para ficar!
ela adora um friozinho
pra poder se espalhar.

Você tem que ter cuidado
e também muita atenção.
se ela chega ao teu lado,
logo te bota no chão!

Tem que ser bem previdente,
para dela escapar!
Amontoados de gente,
nós devemos evitar!

Sai suína! Sai suína!
Sai suína! Sai suína!
Descola da minha aba,
vai ver se estou na esquina.

Lave bem suas mãozinhas,
para o vírus evitar.
Só espirre no lencinho,
para o vírus não espalhar.

Se alimente direitinho
para se fortalecer.
E assim meu amiguinho,
essa gripe vai correr.

Vamos juntinhos agora
a danada espantar.
Xô! Cai fora! Vai embora!
Vamos bem forte cantar.

Sai suína! Sai suína!
Sai suína! Sai suína!
Descola da minha aba,
vai ver se estou na esquina.

TRABALHANDO O TEXTO:

1- O texto acima é uma poesia, cujo tema é:
( ) uma historia de amor
( ) uma poesia informativa
( ) Uma poesia humorística

2- No texto está sendo usado o pronome "ela" inicialmente. A quem está se referindo esse pronome pessoal?

3- Algumas palavras aparecem no grau diminutivo. Sublinhe esses vocábulos e escreva-os no grau normal e no grau aumentativo.

4- Com o auxílio do amigo dicionário, copie, em coluna, as palavrinhas desconhecidas para você, e veja o seu significado.
5- Pinte no texto todos os sinais de pontuação que encontrar.

ORTOGRAFIA:

Ditado Colorido - Circule 10 palavras do texto, que a professora ditar.

REDAÇÃO:

Faz um bilhetinho ao Poeta, contando-lhe de que maneira você está se prevenindo da chamada "gripe suína”.

9 comentários:

  1. estou gostando muito dessa ideia, minha filha esta aprendendo a lidar com o computador a cada dia ela chega contando o que aprendeu parabens pela iniciativa

    os pais da pamela

    ResponderExcluir
  2. Kauan
    Nunca desista dos seus estudos. Lute para aprender tudo o que puder para que no fffuturo você possa realizar seus sonhos.
    Sua Mãe Márcia.

    ResponderExcluir
  3. Leonardo,
    Estude para ser muito inteligente e saber ler e escrever. Seja muito feliz!

    ResponderExcluir
  4. Gisele,
    Na escola as crianças aprendem a ler e escrever.
    Sua professora ensina bem os alunos.
    A escola está de parabéns!
    Gislaine

    ResponderExcluir
  5. Nareli,
    Você tem que ir muito bem nas sua aulas.
    E nas atividades também e estudar muito. Você pé muito inteligente.
    Edimilson S. Camargo

    ResponderExcluir
  6. Mariély,
    Parabéns minha filha, por ter se esforçado bastante e continue assim para você passar de ano.
    Maria.

    ResponderExcluir
  7. Professora Wanieyre,
    fiquei feliz em ter você novamente como professora de minha neta. Obrigada pela sua dedicação com minhas netas e que outras crianças continuem assim.
    Edite Maria de Oliveira, Vó da Mariane.

    ResponderExcluir
  8. Patrícia,
    Gostei. É maravilhoso, adorei é muito show.
    Parabéns!
    Maria José da Silva

    ResponderExcluir
  9. parabens professora vc é um susseso♥

    ResponderExcluir