sábado, 29 de maio de 2010

TRABALHANDO TEXTOS INFORMATIVOS!

Bloco de Conteúdo:
Língua Portuguesa
Conteúdo:
Textos Informativos.
Objetivos:
- Ouvir o professor ler em voz alta para saber mais sobre um tema.
- Familiarizar-se com textos informativos (divulgação científica) de circulação social.
- Aprender procedimentos que leitores experientes usam ao procurar informações nos textos.
Conteúdo:
- Descoberta e uso de outros elementos, além das ilustrações, que dão pistas para localizar informações nos textos (uso do índice, títulos e subtítulos, chamadas etc.).
2º Ano - A
Tempo estimado:
Duas aulas.
Material necessário:
Livros, revistas, panfletos, jornais, folders, dicionário ou enciclopédia.
Desenvolvimento:
• 1ª etapa
Selecionar um tema de interesse de seus alunos (ou um aspecto do tema de um projeto que estão realizando). Escolher um que permita relacionar os conhecimentos apresentados ali com os saberes prévios. Selecionar fontes com ilustrações, subtítulos e/ou índice. No caso de revistas, chamadas para o artigo em questão. Antecipe algumas das intervenções que farei durante a aula.
• 2ª etapa
Retomar com a turma conhecimentos já adquiridos sobre o tema. Ler o índice e/ou títulos e subtítulos e/ou chamada para o artigo, apresentando ilustrações. Compartilhar com as crianças por que escolheu aquele portador de texto específico e peça que elas façam antecipações sobre o que esperam encontrar naquele texto.
• 3ª etapa
Assumir o papel de leitor experiente, dividindo com os educandos procedimentos que usa quando lê um texto informativo para saber mais a respeito de um tema. Durante a leitura, escolher alguns parágrafos para reler e comente o significado de expressões importantes. Voltando a ler algumas passagens explicativas de certas expressões que ajudam a entender outras passagens do texto. Enfatizar alguns trechos, com o tom de sua voz, para que as crianças prestem atenção.
• 4ª etapa
Pedir para que os alunos comentem o que compreenderam ao ouvir o texto, relacionando as interpretações de uns e de outros, quando complementares. Diante de interpretações discrepantes ou contraditórias, discutir o tema, pedindo justificativas e retomando a leitura, relendo partes que ajudam a esclarecer as questões levantadas pelas crianças.
Avaliação:
Da mesma forma como ocorre com bons leitores, ao ler textos de divulgação científica de circulação social, não se espera que as crianças compreendam tudo o que escutaram. O objetivo é saber mais do que se sabia antes e compreender que muitas vezes a leitura de um texto informativo sana algumas dúvidas, mas cria outras, que nos levam a outros textos.

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