terça-feira, 23 de março de 2010

PRÓ LETRAMENTO DE MATEMÁTICA

Tutora:
Rosângela Dutra

Professora:
Wanieyre de Oliveira

Ano: 2º A

Bloco de Conteúdo:
Matemática

Conteúdos :
Atividades que envolvem ação de acrescentar e de retirar.

Objetivos:
Que as crianças reflitam sobre as ações de acrescentar e de retirar que são bastante comuns em situações que ocorrem no cotidiano da sala de aula, registrando suas hipóteses, confrontando com a de seus colegas, estabelecendo critérios de comparação de escritas numéricas.

Tempo estimado:
4 horas/Aulas.

Material necessário:
Quadro de histórias, CD da Xuxa e aparelho de som, figuras para acrescentar e retirar do quadro, papel, lápis de cor e lápis.

Desenvolvimento:
1ª etapa:
Iniciar com atividade oral contando uma história com os peixinhos onde eles nadam livremente no rio, colocá-los no quadro, aonde chegam para brincar , juntos, mais alguns peixinhos, pedir para algum aluno venha acrescentar os peixinhos sugeridos na história. A intervenção da professora é feita durante toda atividade perguntando: “quantos peixinhos estão agora no rio? Propor várias atividades orais, com vários alunos diferentes e situações diferentes. Mudando o contador da história e os resultados obtidos.

2ª etapa:
Registrar as atividades com quantidades livres na folhinha e no aquário através de desenho dos peixinhos.

3ª etapa:
Registrar as atividades na folha, através dos cálculos, utilizando os algarismos e efetuando os cálculos.

4ª etapa:
Montar um cartaz em conjunto com as crianças para fixar na sala e ser consultado quando for preciso.

5ª etapa:
Iniciar com atividade com a ação de retirar cantando a música da Xuxa – Cinco patinhos e ir montando no quadro de histórias os patinhos e conforme a música ir retirando-os. A intervenção da professora é feita durante toda atividade perguntando: Quantos patinhos tinham no rio? Quantos patinhos têm agora? O que está acontecendo com os patinhos? Propor várias atividades orais, com vários alunos diferentes e situações diferentes., envolvendo e cantando a música até o algarismo 10. Mudando o contador da história e os resultados obtidos.

6ª etapa:
Registrar as atividades com quantidades livres na folhinha através de desenho dos patinhos.

7ª etapa:
Registrar as atividades na folha, através dos cálculos utilizando os algarismos e o símbolo utilizado para a ação de retirar.

8ª etapa:
Montar um cartaz em conjunto com as crianças para fixar na sala e ser consultado quando for preciso.

Avaliação:
Cada criança pode confeccionar sua própria atividade com base nas informações coletadas das histórias e registrar seus cálculos nas atividades propostas. Serão observados os avanços e mudando os desafios à medida que as crianças forem chegando mais facilmente às respostas corretas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário